quinta-feira, 20 de junho de 2013

Amor em ação

Este texto do Thich Nhat Hanh, do livro PAZ a CADA PASSO,  são diretrizes para nos ajudar e nos proteger em nosso mundo contemporâneo... Boa reflexão para todos...
  1. 1.       Não idolatre ou se prenda a nenhuma doutrina, teoria ou ideologia.  Os sistemas de pensamento são meios de orientação.  Eles não são verdade absoluta.
  2. 2.       Não pense que o conhecimento que vc possuiu no presente é a verdade absoluta e imutável  Evite a intolerância e o apego as opiniões atuais.  Aprenda e ponha em pratica o desapego as opiniões para estar aberto aos pontos de vista dos outros.  E na vivencia que se encontra a verdade no mero conhecimento conceitual.  Esteja disposto a aprender durante a vida inteira e a observar sempre a realidade em si mesmo e no mundo.
  3. 3.       Não force ninguém  nem as crianças, por meio algum, a adotar seus pontos de vista, quer pela autoridade, por ameaças, dinheiro, propaganda da politica sequer pela educação.  No entanto, por meio do dialogo compassivo, ajude os outros a abandonar o fanatismo e a intolerância.
  4. 4.       Não evite o contato com o sofrimento nem feche os olhos diante dele.  Não ignore a existência do sofrimento na vida do mundo.  Descubra meios de estar com os que sofrem, de alguma forma, seja por contato pessoal e visitas, seja por imagens e pela voz.  Com isso, desperte sua consciência e a dos outros para a realidade do sofrimento do mundo.
  5. 5.       Não acumule fortuna enquanto milhões passam fome.  Não adote como projeto de vida a fama, o lucro, a riqueza ou o prazer sensual.  Viva com simplicidade e partilhe o seu tempo, energia e recursos materiais com os necessitados.
  6. 6.       Não guarde ódio ou rancor.  Aprenda a penetrar neles e transforma-los enquanto eles ainda forem sementes em sua consciência   Assim que a raiva ou o ódio surgirem, volte sua atenção para a respiração a fim de ver e compreender a natureza desses sentimentos e a natureza das pessoas que os provocaram.
  7. 7.       Não se perca em alienações e no ambiente que o cerca.  Pratique a respiração consciente para retornar ao que está acontecendo no momento presente.  Entre em contato com o que é maravilhoso, revigorante e curativo, tanto no seu intimo quanto ao seu redor.  Plante em si mesmo as sementes da alegria, da paz e da compreensão para facilitar a transformação nas profundezas da sua consciência.
  8. 8.       Não pronuncie palavras que provoquem discórdia e causem desentendimentos na comunidade,  Empregue todos os esforços no sentido de reconciliar e resolver quaisquer conflitos, por insignificantes que sejam.
  9. 9.       Não diga mentiras para favorecer interesses pessoais ou para impressionar os outros.  Não diga nada que provoque ódio e a ruptura.  Não espalhe noticiais das quais não tenha certeza.  Não critique ou condene aquilo que não o sabe ao certo.  Fale sempre a verdade e com intenção construtiva.  Tenha a coragem de denunciar situações de injustiça, mesmo que essa atitude ponha em risco sua própria segurança.
  10. 10.   Não utilize a comunidade religiosa para vantagens ou lucros pessoais, nem transforme sua comunidade num partido politico.  Uma comunidade religiosa deveria, entretanto, tomar uma posição clara contra a opressão e a injustiça, esforçando-se para mudar a situação sem se engajar em conflitos partidários.
  11. 11.   Não conviva com a vocação que seja prejudicial a humanidade e a natureza.  Não invista em companhias que privem outras pessoas da oportunidade de viver.   Escolha uma vocação que ajude a concretizar seu ideal de compaixão.
  12. 12.   Não mate.  Não permita que os outros matem. Descubra os meios possíveis para proteger a vida e impedir a guerra.
  13. 13.   Não possua nada que devesse pertencer a outra pessoa.  Respeite a propriedade dos outros; mas impeça que os outros enriqueçam com o sofrimento humano ou de outros seres vivos.
  14. 14.   Não maltrate seu corpo.  Aprenda a trata-lo com respeito.  Não considere o seu corpo apenas um instrumento.  Preserve sua energia vital para a realização do caminho.  A expressão sexual não deveria ocorrer sem amor e compromisso.  Nos relacionamentos sexuais, esteja consciente do sofrimento futuro que pode deles decorrer.  Para preservar a felicidade dos outros, respeite seus direitos e compromissos.  Tenha plena consciência da responsabilidade de trazer novas vidas ao mundo.  Medite no mundo ao qual está trazendo esses novos seres.

Como sempre pensando e cantando.. " tudo é uma questão de manter... a mente alerta.. a espinha ereta e coração tranquilo... a toda hora e a todo momento...

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Intelectual....

Outro dia... numa reunião entre amigos.. uma amiga falou assim... eu não cozinho... minha mãe é intelectual... não cozinhava....

Fiquei encasquetada com esse lance ... Intelectual!!!


Talvez a clássica divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual não dê mais conta da complexidade do tema....Li isso outro dia .... Divisão datada do século XIX, quando a função do intelectual começou a ser reconhecida, em grande parte a partir do qual escritores passam a ter grande papel político tanto pelo renome, quanto pelas obras: Victor Hugo, Zola e Lamartine ...  Marx, que dedicou boa parte de sua reflexão à divisão do trabalho e à definição de um conceito pouco discutido hoje, que, em tempos de domínio da tecnociência, merece nossa atenção: a alienação, chave da diferenciação entre intelectual e trabalhador intelectual. Como isso se dá? É evidente que o trabalhador intelectual distingue-se do trabalhador manual pela maior educação formal, pelos títulos acadêmicos e pela sua posição nas divisões de classe e trabalho, enfim, ele é o “servo vaidoso”, como escreveu um pensador americano...


E nos dias de hoje?? Gente.. me diz ...
Será que é isso que me deixou encasquetada   Talvez não . fico aqui pensando... estou uma semana pensando nisso... na verdade... essas mesmas pessoas que não cozinham, arrumam suas casas?  limpam suas casas??  Seria isto um trabalho manual?  Será que essa questão?
Porque esse lance de cozinhar hoje em dia está em alta... muita gente envolvida com comida.. com glamour da comida... os chefs... enfim... será então que esse peso tá mudando?? Será que estamos jogando fora o preconceito...

Acho que fazer uma comida para alguém ... um grande barato que todos... deveriam experimentar... e ter o prazer de fazer algo gostosinho (pode ser simples) e ver o outro comendo com satisfação, saboreando... e aquecendo o estomago e a alma!

Pensando assim e mudando os nossos conceitos e pre-conceitos culturais e sociais, estaremos dimuinido a distancia entre as habilidades e os seus valores.

Então.. fica o meu convite para meus e minhas amigas intelectuais... coloquem um avental, comprem alguns ingredientes e façam uma comidinha para seus amados no final de semana... e depois me digam se não tiveram prazer!

Para esse momento na cozinha sugiro 2 temas musicais:
Clica aqui para escutar Feijoada Completa
para o segundo tema musical sugiro balançar tambem as cadeiras alem de mexer na panela
Clica aqui para ouvir Vatapa com Dorival