quinta-feira, 20 de junho de 2013

Amor em ação

Este texto do Thich Nhat Hanh, do livro PAZ a CADA PASSO,  são diretrizes para nos ajudar e nos proteger em nosso mundo contemporâneo... Boa reflexão para todos...
  1. 1.       Não idolatre ou se prenda a nenhuma doutrina, teoria ou ideologia.  Os sistemas de pensamento são meios de orientação.  Eles não são verdade absoluta.
  2. 2.       Não pense que o conhecimento que vc possuiu no presente é a verdade absoluta e imutável  Evite a intolerância e o apego as opiniões atuais.  Aprenda e ponha em pratica o desapego as opiniões para estar aberto aos pontos de vista dos outros.  E na vivencia que se encontra a verdade no mero conhecimento conceitual.  Esteja disposto a aprender durante a vida inteira e a observar sempre a realidade em si mesmo e no mundo.
  3. 3.       Não force ninguém  nem as crianças, por meio algum, a adotar seus pontos de vista, quer pela autoridade, por ameaças, dinheiro, propaganda da politica sequer pela educação.  No entanto, por meio do dialogo compassivo, ajude os outros a abandonar o fanatismo e a intolerância.
  4. 4.       Não evite o contato com o sofrimento nem feche os olhos diante dele.  Não ignore a existência do sofrimento na vida do mundo.  Descubra meios de estar com os que sofrem, de alguma forma, seja por contato pessoal e visitas, seja por imagens e pela voz.  Com isso, desperte sua consciência e a dos outros para a realidade do sofrimento do mundo.
  5. 5.       Não acumule fortuna enquanto milhões passam fome.  Não adote como projeto de vida a fama, o lucro, a riqueza ou o prazer sensual.  Viva com simplicidade e partilhe o seu tempo, energia e recursos materiais com os necessitados.
  6. 6.       Não guarde ódio ou rancor.  Aprenda a penetrar neles e transforma-los enquanto eles ainda forem sementes em sua consciência   Assim que a raiva ou o ódio surgirem, volte sua atenção para a respiração a fim de ver e compreender a natureza desses sentimentos e a natureza das pessoas que os provocaram.
  7. 7.       Não se perca em alienações e no ambiente que o cerca.  Pratique a respiração consciente para retornar ao que está acontecendo no momento presente.  Entre em contato com o que é maravilhoso, revigorante e curativo, tanto no seu intimo quanto ao seu redor.  Plante em si mesmo as sementes da alegria, da paz e da compreensão para facilitar a transformação nas profundezas da sua consciência.
  8. 8.       Não pronuncie palavras que provoquem discórdia e causem desentendimentos na comunidade,  Empregue todos os esforços no sentido de reconciliar e resolver quaisquer conflitos, por insignificantes que sejam.
  9. 9.       Não diga mentiras para favorecer interesses pessoais ou para impressionar os outros.  Não diga nada que provoque ódio e a ruptura.  Não espalhe noticiais das quais não tenha certeza.  Não critique ou condene aquilo que não o sabe ao certo.  Fale sempre a verdade e com intenção construtiva.  Tenha a coragem de denunciar situações de injustiça, mesmo que essa atitude ponha em risco sua própria segurança.
  10. 10.   Não utilize a comunidade religiosa para vantagens ou lucros pessoais, nem transforme sua comunidade num partido politico.  Uma comunidade religiosa deveria, entretanto, tomar uma posição clara contra a opressão e a injustiça, esforçando-se para mudar a situação sem se engajar em conflitos partidários.
  11. 11.   Não conviva com a vocação que seja prejudicial a humanidade e a natureza.  Não invista em companhias que privem outras pessoas da oportunidade de viver.   Escolha uma vocação que ajude a concretizar seu ideal de compaixão.
  12. 12.   Não mate.  Não permita que os outros matem. Descubra os meios possíveis para proteger a vida e impedir a guerra.
  13. 13.   Não possua nada que devesse pertencer a outra pessoa.  Respeite a propriedade dos outros; mas impeça que os outros enriqueçam com o sofrimento humano ou de outros seres vivos.
  14. 14.   Não maltrate seu corpo.  Aprenda a trata-lo com respeito.  Não considere o seu corpo apenas um instrumento.  Preserve sua energia vital para a realização do caminho.  A expressão sexual não deveria ocorrer sem amor e compromisso.  Nos relacionamentos sexuais, esteja consciente do sofrimento futuro que pode deles decorrer.  Para preservar a felicidade dos outros, respeite seus direitos e compromissos.  Tenha plena consciência da responsabilidade de trazer novas vidas ao mundo.  Medite no mundo ao qual está trazendo esses novos seres.

Como sempre pensando e cantando.. " tudo é uma questão de manter... a mente alerta.. a espinha ereta e coração tranquilo... a toda hora e a todo momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário