sexta-feira, 7 de junho de 2013

Intelectual....

Outro dia... numa reunião entre amigos.. uma amiga falou assim... eu não cozinho... minha mãe é intelectual... não cozinhava....

Fiquei encasquetada com esse lance ... Intelectual!!!


Talvez a clássica divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual não dê mais conta da complexidade do tema....Li isso outro dia .... Divisão datada do século XIX, quando a função do intelectual começou a ser reconhecida, em grande parte a partir do qual escritores passam a ter grande papel político tanto pelo renome, quanto pelas obras: Victor Hugo, Zola e Lamartine ...  Marx, que dedicou boa parte de sua reflexão à divisão do trabalho e à definição de um conceito pouco discutido hoje, que, em tempos de domínio da tecnociência, merece nossa atenção: a alienação, chave da diferenciação entre intelectual e trabalhador intelectual. Como isso se dá? É evidente que o trabalhador intelectual distingue-se do trabalhador manual pela maior educação formal, pelos títulos acadêmicos e pela sua posição nas divisões de classe e trabalho, enfim, ele é o “servo vaidoso”, como escreveu um pensador americano...


E nos dias de hoje?? Gente.. me diz ...
Será que é isso que me deixou encasquetada   Talvez não . fico aqui pensando... estou uma semana pensando nisso... na verdade... essas mesmas pessoas que não cozinham, arrumam suas casas?  limpam suas casas??  Seria isto um trabalho manual?  Será que essa questão?
Porque esse lance de cozinhar hoje em dia está em alta... muita gente envolvida com comida.. com glamour da comida... os chefs... enfim... será então que esse peso tá mudando?? Será que estamos jogando fora o preconceito...

Acho que fazer uma comida para alguém ... um grande barato que todos... deveriam experimentar... e ter o prazer de fazer algo gostosinho (pode ser simples) e ver o outro comendo com satisfação, saboreando... e aquecendo o estomago e a alma!

Pensando assim e mudando os nossos conceitos e pre-conceitos culturais e sociais, estaremos dimuinido a distancia entre as habilidades e os seus valores.

Então.. fica o meu convite para meus e minhas amigas intelectuais... coloquem um avental, comprem alguns ingredientes e façam uma comidinha para seus amados no final de semana... e depois me digam se não tiveram prazer!

Para esse momento na cozinha sugiro 2 temas musicais:
Clica aqui para escutar Feijoada Completa
para o segundo tema musical sugiro balançar tambem as cadeiras alem de mexer na panela
Clica aqui para ouvir Vatapa com Dorival

Nenhum comentário:

Postar um comentário