terça-feira, 28 de maio de 2013

CHA... Conhecimento Habilidade e Atitude

CHA... vc deve ter pensando em chá das 5... :)

O C significa conhecimento sobre um determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para o meio em que vive e para ela mesma. É o SABER.
H significa habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa saber fazer algum uso real do conhecimento que têm. É o SABER FAZER.
A significa atitude assertiva e pró ativa - iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o QUERER FAZER.
Antigamente, uma pessoa era avaliada pelo conhecimento que detinha... um sujeito era considerado competente porque era muito "estudioso" ou porque detinha um grande conhecimento de um assunto que as demais pessoas não detinham.
Hoje é diferente, alguém pode deter muito conhecimento sobre um assunto e não ser considerado competente.... para ser realmente competente, hoje em dia, é necessário também que a pessoa tenha habilidade e atitude para produzir resultados com esse conhecimento.  Porque?  Porque somos movidos a resultados!
Hoje se fala em Metacompetencia... Saber, saber Fazer e Querer Fazer
Hoje se fala em Metacompetencia... Saber, Saber Fazer, e Querer Fazer! 
Leonardo Boff ja dizia o seguinte: " Ninguem vale pelo que sabe, mas pelo o que faz com o que sabe".
Indo mais fundo nessa reflexao do Leonardo Boff, penso que o conhecimento que é a base desta competencia, nao se  baseia apenas no conhecimento adquirido externamente mas tambem do conhecimento interno, o conhecimento de si mesmo, é a base para que possamos ser competentes no que quer que nos propuzermos.
Santo Agostinho ja dizia que o auto-conhecimento é a base do auto-melhoramento, do nosso progresso, reforma intima... 
Que aquele que tem a verdadeira vontade de se melhorar explore, portanto, a sua consciência, a fim de arrancar dali as más tendências como arranca as ervas daninhas do seu jardim; que faça o balanço da sua jornada moral como o negociante o faz dos seus lucros e perdas, e eu vos asseguro que o primeiro será mais proveitoso que o outro. Se ele puder dizer que a sua jornada foi boa, pode dormir em paz e esperar sem temor o despertar na outra vida.

como dizia Gonzaguinha....


Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também
E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora
É se respeitar na sua força e fé
E se olhar bem fundo até o dedão do pé

Entao... continua refletindo sobre suas atitudes....curtindo a musica do Gonzaguinha... Clica aqui para ouvir Eu Apenas Queria que vc soubesse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário